A Idéia por trás do “Chef Plant Based”

Minha conversão ao universo da alimentação “plant based” ou, à base de plantas como é conhecida aqui no Brasil, tem sido na melhor das hipóteses, desafiadora mas definitivamente a melhor decisão que tomei na vida.

Tendo crescido no paradigma tradicional da dieta mineira, foi difícil romper com o que era visto como uma “dieta normal” (muito queijo, quitandas, churrasco, massas e outras delícias). Após sofrer anos e anos tentando emagrecer e com baixa-imunidade, encontrei na “Whole Food Plant Based Diet”, ou Dieta Integral à Base de Plantas, não somente o equilíbrio para uma vida mais saudável e feliz; mas um propósito, que me motivou à transformar minha paixão pela culinária em profissão.

Mas você sabe o que é Gastronomia ou Culinária Plant Based? Whole Food Plant Based Diet, como é conhecida lá fora, é mais que uma dieta: é um estilo de vida. É um movimento que vem crescendo nos últimos anos por todo o mundo e que, recentemente, chegou ao Brasil e vem conquistando a todos que desejam viver melhor.

Adeptos dessa modalidade de dieta se alimentam de forma natural, incluindo no cardápio alimentos integrais como:

– Frutas frescas e secas

– Verduras e legumes

– Grãos e cereais (feijões, aveia, trigo sarraceno, quinoa, lentilhas, grão-de-bico, arroz, ervilha…)

– Oleaginosas e sementes (castanhas, nozes, amêndoas, sementes de girassol, de abóbora, de linhaça, de chia…)

– Brotos germinados (processo que aumenta a biodisponibilidade de nutrientes dos alimentos para o nosso organismo)

– Alimentos e bebidas fermentados probióticos (que auxilia no equilíbrio entre bactérias boas e ruins e regula nosso sistema imunológico)

E reduzem drasticamente ou eliminam totalmente os produtos de origem animal. Delícias como bolos, pães, massas, pizzas, sorvetes, sobremesas e doces são consumidos esporadicamente, desde que contenham apenas os ingredientes de origem plant based; ou seja: farinhas especiais e minimamente processadas, ingredientes integrais e naturais, com pasta de tâmara para adoçar, leites vegetais, cacau cru 100%. Nada de misturas prontas, ovos, leite, cremes, manteiga ou gordura de porco, colorantes, aromatizantes e conservantes artificiais, açúcar refinado.

Os benefícios desse estilo de vida são notáveis:

– Retarda o envelhecimento (por ser uma dieta alcalina e antioxidante)

– Cabelos, unhas e pele mais bonitos

– Adequação do peso

– Bom funcionamento intestinal

– Fortalecimento do sistema imunológico

– Melhora no humor e qualidade do sono

– Reduz níveis de stress

– Revitaliza e energiza

– Nos deixa mais felizes, positivos e dispostos

– Previne ou reverte condições médicas

Não há realmente nenhuma razão pela qual os alimentos vegetais não possam ser as estrelas do cardápio! Com a intenção de trazer o máximo de informações para aqueles que querem se cuidar e se alimentar de forma natural, esta coluna traz receitas e dicas sobre hábitos de vida saudáveis e o poder dos alimentos.

Abraço e muita luz,

Anna Garcia

Siba mais:

Insta: @annagarciachef

Curso Online Culinária Plant Based: https://www.puravida.academy/annagarcia

VOLTAR
2018-12-01T12:16:04+00:00